Desde a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a gestão adequada dos resíduos tornou-se uma regra para empresas em todo o país. Sob essa legislação, as empresas são obrigadas a adotar práticas de gestão que promovam a reciclagem, a reutilização e a destinação ambientalmente adequada desse tipo de resíduo que geram.
"O gerenciamento eficiente dos resíduos é um imperativo para as empresas, não apenas para cumprir com as obrigações legais, mas também para promover a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental", destaca Lilian Kaddissi, superintendente-executiva de projetos estratégicos da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).
Com o intuito de auxiliar as micro e pequenas empresas (MPEs) do setor têxtil e de confecção a atenderem às exigências da PNRS, o programa Vista Brasil
(Programa de Competitividade e Promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção), criado pela
Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) em parceria com o
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
anunciou sua iniciativa.
O projeto oferecerá um guia orientativo específico para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), voltado para os processos produtivos desse segmento.
Além disso, serão promovidas oficinas presenciais em diferentes regiões do país, proporcionando às empresas locais a oportunidade de adquirir conhecimento especializado sobre como desenvolver e implementar de forma eficaz seu PGRS. Como complemento, as empresas participantes terão a possibilidade de agendar visitas técnicas com consultores especializados, que realizarão um diagnóstico detalhado da gestão de resíduos de cada estabelecimento.
Após a visita, as empresas receberão um relatório completo contendo recomendações específicas de adequação e melhorias, alinhadas não apenas com a legislação vigente, mas também com uma análise de risco abrangente, preparando-as para elaborar e implementar o PGRS de maneira eficiente e responsável.
"A iniciativa do Vista Brasil é fundamental para capacitar as empresas do setor têxtil a implementarem práticas de gestão de resíduos alinhadas com as exigências legais e os princípios de sustentabilidade, garantindo não apenas a conformidade, mas também a construção de uma imagem positiva junto a clientes, parceiros e comunidades locais", ressalta Lilian Kaddissi.
Para saber mais sobre como participar desse programa e garantir a adequação de sua empresa às normas ambientais, acesse o
link para mais informações.
Sobre o Vista Brasil
O Vista Brasil é o Programa de Competitividade e Promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção, resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto oferece diversos produtos e serviços que impulsionam os negócios de micro e pequenas empresas do setor no Brasil, além de contribuir para melhorias de processos produtivos e criativos e estimular olhares para a inovação e a importância da sustentabilidade na prática.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de 25,2 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,5 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 190 bilhões.
Sobre o Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado. As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.